Espírito Santo na rota da FIFA para o mundial feminino
O Brasil lançou a candidatura para sediar a Copa do Mundo Feminina da FIFA™, mas o Espírito Santo ficou de fora da lista das "cidades-sedes". Porém, nesta terça-feira, a Federação de Futebol (FES) confirmou que a CBF escolheu os municípios de Vitória e Cariacica como aptos a servir de centros de treinamento para a competição.
A escolha foi comunicada por ofício pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ao presidente da FES, Gustavo Vieira. Caso o Brasil seja escolhido como sede da Copa de 2027, será a terceira vez que o Espírito Santo vai receber um evento Fifa.
Na Copa do Mundo de 2014, as seleções de Camarões e Austrália ficaram hospedadas em Vitória e treinaram nos estádios Kleber Andrade e Engenheiro Araripe, respectivamente. Em 2019, o Espírito Santo também recebeu jogos da Copa do Mundo Sub-17, com jogos no Klebão.
O presidente da FES, Gustavo Vieira, comemora a escolha do Espírito Santo colo local de treinamento e torce pela vitória da candidatura do Brasil para sediar a Copa Feminina.
Concorrência para sediar a Copa de 2027
O Brasil tem três candidaturas como concorrentes, a da África do Sul e duas conjuntas: Bélgica, Holanda e Alemanha como sede tripla, pela Uefa, Estados Unidos e México, via Concacaf. As candidaturas têm até o dia 08 de dezembro para envio das propostas, e os países receberão as inspeções da FIFA no início do ano que vem.
O Conselho da FIFA vai selecionar até três candidaturas para participar da votação decisiva no Congresso da FIFA, em maio de 2024, quando a sede da Copa do Mundo FIFA Feminina de 2027 será anunciada.