Com o 3º maior número de mortes por dengue do país, ES cria centro de operações para evitar novos óbitos
O Espírito Santo ocupa atualmente a terceira posição no ranking de mortes por dengue no país, segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde divulgado no dia 6 de abril. O levantamento apontou que do total de 183 mortes confirmadas até aquela data no Brasil, 66 eram em São Paulo, 26 em Minas Gerais e 16 no estado capixaba.
Entretanto, o boletim atualizado divulgado nesta segunda-feira (10) pela Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) aponta que o número de mortes saltou para 29, enquanto que o número de casos confirmados é de 40.907. Outros 28.568 casos estão em investigação
Com o avanço da doença no estado, a Sesa criou o Centro de Operações de Emergências de Arboviroses (COE Arboviroses) para monitorar os casos e também evitar novos óbitos por causa da dengue. A portaria foi publicada no dia 31 de março.
Arboviroses são doenças causadas por vírus e transmitidos, principalmente, por mosquitos.
Antes semanais, os boletins epidemiológicos de dengue, zika e chikungunya também passaram a ser divulgados diariamente. Segundo a Sesa, é uma publicação temporária até a finalização do painel.
O mapa abaixo apresenta a distribuição geográfica e classificação da incidência de arboviroses por município do estado.