Coluna Dr. Guilherme Laporti: Tomar muito antibiótico faz mal?

Coluna Dr. Guilherme Laporti: Tomar muito antibiótico faz mal?

Por muitos anos, era comum a prática de vender antibióticos nas farmácias sem receita médica. Isso fez com que as pessoas tomassem essas medicações de forma errada, na quantidade errada  e pelo tempo errado.

Isso gerou o surgimento de germes multirresistentes que temos hoje, e que podem causar infecções graves difíceis de serem combatidas.

Ainda hoje, é comum que os pacientes relatem durante a consulta, que estiveram fazendo uso de antibióticos para tratar infecções. O grande problema é que, na maioria dos casos, essas infecções foram causadas por vírus, e mesmo assim foram tratadas com antibiótico.

Antibiótico não mata vírus, mata apenas bactéria. Então, além de não curar uma infecção que já iria se resolver sozinha, o paciente pode sofrer com efeitos colaterais dessas medicações, que as vezes são graves.

Além disso, o antibiótico mata não só as bactérias ruins do nosso organismo, mas mata também as bactérias que são essenciais para o funcionamento do instestino, da pele e outros sistemas. É a chamada microbiota saprófita. Prejudicar a microbiota saprófita pode causar danos ao sistema imunológico e aumentar mais ainda o risco de infecções.

Portanto, o uso de antibióticos deve ser muito bem indicado, e seu uso equivocado pode sim fazer muito mal.

 

Dr. Guilherme Laporti - Médico Otorrinolaringologista

@guilhermelaporti.otorrino