Coluna do Dandan: Aracruz & Inovação

O mundo está cada vez mais competitivo. Esse é o cenário que se mostra também em nosso município. Além da necessidade de trabalhadores especializados em Aracruz, também é preciso investir em inovação. Por “inovação”, entende-se simplesmente que é a criação de algo novo ou a melhoria de uma ideia, produto, serviço ou processo já existente. Sua importância é justamente na capacidade de transformar situações e cenários, oferecendo soluções para problemas gerais, em diversas escalas.
Nossa cidade já clama por um espaço voltado para a inovação como o Bússola Hub, de São Mateus, criado em 2021 por uma rede de empresários locais. Sua proposta é conectar iniciativas e transformar o ambiente de negócios por meio da inovação e colaboração, impactando a cultura e economia local. Por lá, além do incentivo aos novos negócios e amadurecimentos dos atuais, também há promoção de programas de qualificação e formação profissional, eventos internos e externos e projetos que visam transformar a realidade socioeconômica da região.
Muitas organizações privadas, públicas e do terceiro setor são parceiras ou mantenedoras do Bússola Hub, como o IFES-Campus São Mateus, o SEBRAE-ES, a Suzano, o SICOOB, entre outras associações empresariais da região e Hubs da capital, como o Base27. Muitos definem que o Hub é justamente um “ponto de encontro” entre elas, incentivando a troca de experiências e boas práticas em busca de melhores resultados.
Por lá, é oferecido um espaço de coworking, onde profissionais de diversas organizações (e também autônomos) utilizam áreas de trabalho compartilhado, salas de reunião e o auditório para eventos. Além disso, o hub atua no fomento à empregabilidade, através de uma plataforma online, com apoio da Suzano, que conecta empresas a diversos profissionais disponíveis no mercado.
O Bússola Hub também tem o Projeto Direção, que oferta qualificações e mentorias gratuitas para a comunidade, empreendedores e startups, buscando fortalecer a comunidade como um todo. O projeto, que tem apoio do Sicoob, também busca formar agentes de inovação, garantindo o envolvimento comunitário.
O poder público, empresas e outras organizações da sociedade civil devem fomentar a criação de um hub de inovação no município, que conforme observado acima, pode trazer diversos benefícios, como acontece em São Mateus. Porém, a inovação só vem com mente aberta, engajamento comunitário, diversidade e colaboração entre setores, como foi comprovado em várias ocasiões. Assim como ela deve ser utilizada em favor da integração, da redução de desigualdades e para melhoria da qualidade de vida da população.
Texto escrito por Daniel Caldas (vereador Dandan) com o apoio de Caio Amaral Santos, criado na orla de Aracruz e consultor em políticas públicas e gestão de negócios socioambientais.