Polícia investiga manipulação em jogos no ES e mais 5 estados

Polícia investiga manipulação em jogos no ES e mais 5 estados

A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira (9), a operação “Jogada Marcada”, que investiga um esquema de manipulação de resultados de jogos de futebol nacionais e internacionais. A ação é coordenada pela polícia de Goiás, mas tem desdobramentos no Espírito Santo e em outros estados brasileiros.

Segundo as informações preliminares, estão sendo cumpridas 16 medidas judiciais, entre mandados de prisão e de busca e apreensão, no Espírito Santo, Goiás, Ceará, Maranhão, Paraíba e Pernambuco.

As investigações indicam que as fraudes já movimentaram ao menos R$ 11 milhões ilicitamente obtidos, inclusive por meio de plataformas de apostas.

De acordo com a Polícia Civil de Goiás, a investigação descobriu a estrutura hierárquica do grupo que possui financiadores, intermediários e executores, envolvendo jogadores, treinadores e dirigentes de clubes alvos da operação.

O ex-árbitro D’Guerro Batista Xavier, de 46 anos, foi preso em João Pessoa. Ele é suspeito de fazer parte do grupo “Árbitros da Propina”, investigado por manipular resultados de partidas da Série B do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Angolano.

Mais informações sobre as prisões e mandados de busca e apreensão serão divulgados ao longo do dia pela Polícia Civil de Goiás.