Cesan retoma abastecimento de água em Aracruz mas riscos permanecem
As chuvas que têm atingido o Espírito Santo nos últimos dias afetaram o abastecimento de água, que precisou ser interrompido em Aracruz, Fundão, Serra e Vitória nesta sexta-feira (26). No entanto, o serviço foi retomado na manhã deste sábado (27), segundo a Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento).
Mas o gerente de Operação e Manutenção da empresa alerta que esse retorno do abastecimento de água está com a vazão reduzida, devido à alta turbidez (lama), que dificulta o tratamento antes de envio para a população. Por conta disso, ainda pode haver comprometimento do serviço em algumas regiões.
Água 'reserva' para tubulações
O gerente da Cesan ainda explicou que, no momento da paralisação devido à turbidez, o abastecimento de água foi reduzido, fazendo uso de reservatórios para manter as tubulações preenchidas. Em função da paralisação, a água distribuída normalmente não foi suficiente para suprir a demanda de todos os imóveis, sendo necessária a complementação do abastecimento com carros-pipa.
Alerta segue: poupe água
“É extremamente necessário que a população economize água e tenha reserva suficiente para atender sua demanda em até 24h, pois a previsão é de mais chuvas e calor para os próximos meses de verão. Além de melhoria no sistema de tratamento de água, há ações de melhoria no sistema de abastecimento de água no município de Serra", complementou.
Serviço | Emergência Cesan
A companhia está disponibilizando carros-pipas e, qualquer problema, a população pode entrar em contato por meio do telefone 115. Será gerado um número de protocolo e agendado um atendimento para verificação de falta d'água.