Aracruz terá Fumacê para fortalecer o combate à dengue
O município de Aracruz começou nesta terça-feira (06) a utilizar o carro fumacê para fortalecer as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. A medida representa a aplicação do inseticida UBV pesado, conhecido como fumacê, em dois horários, a partir das 18h e às 4h da manhã.
Segundo a Secretaria de Saúde, algumas medidas devem ser seguidas pelos moradores no momento em que o veículo passar pela rua, como manter portas e janelas abertas, evitar ficar próximo ao carro, cobrir gaiolas, trocar água no bebedouro de animais, guardar e cobrir alimentos e ter cuidado com idosos e pessoas com problemas respiratórios, acomodando-os em quarto separado.
A ação, que acontece durante essa semana vai atingir os locais de maior incidência da doença na cidade. A secretária de Saúde, Rosiane Scarpatt, pede para que a população colabore seguindo as medidas de orientação, principalmente abrindo portas e janelas.
Roseane explicou que a aplicação do inseticida é uma forma complementar às demais técnicas de enfrentamento, a qual tem eficácia de 30% na eliminação do mosquito na forma adulta. Para combater ovos e larvas do inseto, ela lembra que a Prefeitura realiza visita domiciliares verificando locais de possíveis focos e dando orientações, mas principalmente com a adesão da população em eliminar os criadouros, uma vez que 85% dos criadouros estão dentro do domicílio.
A secretária reforça a importância dos moradores manterem as ações diárias de cuidado, como deixarem quintais sempre limpos e livres de objetos que possam acumular água. “Estamos utilizando várias medidas no combate às doenças, mas voltamos a dizer que a responsabilidade de evitar a proliferação do mosquito transmissor é de todos nós, então contamos com a população também fazendo a parte dela”, finalizou.