Após 9 meses, cratera na ES-261 segue aberta e sem previsão de conserto
Após diversas queixas dos condutores sobre os perigos na pista da ES-261, km 97, que liga Fundão e Santa Teresa, tem causado, nove meses depois, a cratera que se formou após fortes chuvas segue aberta.
No local, placas amarelas sinalizam para desviar da cratera. Aberto desde dezembro de 2022, o buraco em decorrência da erosão da pista aumentou a ponto de interditar completamente o pedaço crescente da pista, que, agora, funciona em sistema de pare e siga definido pelos próprio motoristas, já que não há equipe de segurança de trânsito para sinalizar.
Ao refazer o trajeto, dessa vez pelo sentido decrescente rumo a Fundão, a equipe observou que a cratera, além de estar localizada no final de uma curva, em uma descida, não dá visão ampla a um possível motorista que esteja na pista de contramão para desviar.
Procurado, o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) informou que o trecho segue monitorado. “Em Santa Teresa e Fundão há sinalização restritiva de Peso Bruto Total (PBT) informando o limite da carga que pode trafegar no local. O DER-ES informa ainda que o trecho está devidamente sinalizado e segue monitorado”.
O DER-ES destacou também, na nota, que o projeto ainda está em fase de contratação. “Na semana passada foi autorizada a ordem de início para contratação de elaboração do projeto básico e executivo de engenharia e a execução das obras de recuperação de pavimento de erosão na ES-261”.