Ampliação de pátio vai dar mais eficiência a ferrovia em Aracruz
O investimento na ampliação do pátio de manobras do ramal ferroviário que conecta Aracruz à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) vai gerar mais eficiência, competitividade e segurança nas operações na região. A obra está sendo executada pela VLI, que transporta celulose, toras de madeira e produtos siderúrgicos para o terminal de Barra do Riacho.
Ao todo, serão investidos cerca de R$ 37 milhões na ampliação do pátio no km 43 do ramal de Aracruz e outras melhorias, o que vai permitir uma maior capacidade de circulação de trens, inclusive em sentidos opostos e sem a necessidade de parada.
O pacote de investimentos contempla ainda a construção de uma estrutura para reparos leves de vagões, que vai permitir consertos de menor complexidade - como trocas de peças e de rodeiros - sem a necessidade de deslocamento do trem até a oficina de vagões da VLI, localizada em Cariacica.
A obra está na fase de terraplanagem para implantação do pátio e a construção da grade ferroviária inicia-se esse mês, segundo Alessandro Souza, especialista em Projetos Estratégicos da VLI.
"São obras que vão aumentar a competitividade e segurança no ramal, e ampliar a eficiência das operações no local. Com esse pátio para manobras vamos ter maior produtividade na circulação dos trens, otimizando o tempo e atendendo melhor as empresas da região, além de dar mais segurança para a comunidade da região.
Ele explica que a entrega operacional do pátio ferroviário deve ser feita nos próximos meses e a conclusão de todas as intervenções está prevista para outubro.
"Até o final de agosto já queremos ter condições de tráfego ferroviário na linha nova. As obras como um todo vão se estender até dezembro porque temos outros pontos, melhorias para a comunidade, complemento de sistemas de drenagem e etc", explica.