Aracruz apresenta aumento no número de homicídios em comparação a 2022
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, o Espírito Santo caminha para bater um recorde na redução dos números de casos registrados no período de janeiro a novembro.
Desde 1996, quando foi iniciada a série histórica, o ano de 2019 foi o que teve o menor número, com 901 casos.
Em 2023 esse número foi reduzido para 882. Entretanto, Aracruz teve um aumento do número de homicídios nesse período. O município teve 18 homicídios nesse ano, contra 17 no ano de 2022.
Das 82 vítimas de assassinatos cometidos em novembro, nada menos que 68% tinham alguma relação com o tráfico de drogas.
Sessenta e nove por cento (69%) dos casos apresentaram característica de execução (quando a vítima não tem nenhuma chance de defesa).
Quarenta e oito por cento (48%) das vítimas eram jovens na faixa etária entre 15 e 29 anos. O mesmo percentual de vítimas tinham registro criminal.
Cinquenta e cinco por cento (55%) dos crimes foram praticados em vias públicas.
Já 22% dos casos foram classificados como crimes de proximidade, quando vítima e autor têm alguma relação de proximidade (amigo, parente, cônjuge etc.).
Normalmente, em tais casos, o crime tem motivação banal. Em novembro, 635 pessoas foram detidas ou apreendidas pelas forças de segurança do Espírito Santo por envolvimento em crimes relacionados às drogas. Cento e cinco (105) eram menores de idade.