TJD-ES aceita recurso e Porto Vitória é finalista da Copa Espírito Santo 2024
O Porto Vitória é o primeiro finalista da Copa Espírito Santo 2024. Na noite desta quinta-feira (16), o clube recuperou os seis pontos perdidos no Tribunal, pelo caso envolvendo a escalação irregular de um atleta, e garantiu a sua classificação para a grande final da competição.
Entenda o caso
Na súmula da partida, válida pela da 2ª rodada da segunda fase da Copa ES, que terminou com a vitória de 3 a 0 sobre o Capixaba, o número 15 do Porto aparece registrado como Caio Araújo de Andrade. Porém, o atleta Caio Andrade é jogador do time sub-13 do Porto e não estava regularizado para ser relacionado em um jogo profissional.
Foto: FES
Pela irregularidade, o Porto Vitória foi denunciado e julgado no ultimo pela Primeira Comissão Disciplinar do TJD-ES, no dia 7 de agosto. Em sua defesa, o clube assumiu a culpa inicial ao incluir o Caio do sub-13 de forma equivocada no sistema, ao invés do zagueiro Caio Baccarin, mas acusou o delegado da partida por omissão na análise documental para inclusão na súmula.
Após ser julgado como culpado, baseado no Artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o Verdão perdeu seis pontos – três pontos pela irregularidade e outros três pontos que conquistou na partida em questão.
Já na noite desta quinta-feira (15), o Pleno do TJD-ES julgou e acatou o recurso do Porto Vitória, em audiência online. No entendimento de seis dos oito auditores, o clube não foi beneficiado por relacionar, de forma equivocada, um jogador da equipe sub-13.
Foto: TJD-ES
Com a decisão, o Porto recuperou os seis pontos perdidos e garantiu a classificação antecipada para a final. Entretanto, pelo erro, o clube foi multado no valor de R$ 5 mil.
Como fica a tabela
Com a retomada dos pontos, o Porto soma agora 19 pontos, no Grupo A, e não pode mais ser alcançado pelo Real Noroeste, que é o segundo colocado e tem 10. O Verdão agora espera pela definição do primeiro colocado do Grupo B para conhecer o seu adversário na final.
No Grupo B, o líder é o Vitória, com 14 pontos, três a mais do que a Desportiva. Um empate com o Real Noroeste neste sábado (17), às 15h, no Salvador Costa, garante a classificação ao Alvianil, sem depender de outros resultados.
Já a Desportiva, precisa vencer o Vilavelhense, também às 15h, no Engenheiro Araripe, e torcer pela derrota do Vitória para ficar com a vaga.