Teste com 47 mil alunos do ES revela melhora em leitura
Os resultados da Avaliação de Fluência em Leitura 2023 mostraram que estudantes da rede estadual e municipal de ensino do Espírito Santo apresentaram uma melhora na competência leitora em comparação ao ano passado.
Realizado pela Secretaria da Educação (Sedu) em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), o teste contou com a participação de 47 mil estudantes do 2º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino.
A avaliação funcionou com os professores aplicando o teste por meio de um aplicativo que é capaz de gravar o áudio da leitura do estudante dentro de um tempo cronometrado.
A gravação foi enviada para uma plataforma e os áudios, corrigidos por equipes que avaliaram a audição e classificaram o estudante nos seguintes perfis de leitor: pré-leitor (com muita dificuldade para ler), leitor iniciante (consegue ler, mas há certa dificuldade) e leitor fluente.
O resultado apontou que houve uma redução na quantidade de alunos no perfil pré-leitor e aumento de estudantes leitores fluentes.