Rio Branco-ES empata com Nova Venécia e se classifica para a final
Maior campeão do futebol capixaba, o Rio Branco-ES está em mais uma final em 110 anos de história. Na tarde deste domingo, o Capa-Preta empatou em 1 a 1, com o Nova Venécia, no estádio Zenor Pedrosa, pelo jogo de volta das semifinais da Copa Espírito Santo 2023. Como havia vencido a partida de ida, por 1 a 0, o Brancão ficou com a vaga.
No primeiro tempo, o Nova Venécia dominou o jogo e chegou a ter 70% da posse de bola. Apesar do controle, o Leão do Norte não foi tão efetivo e parou na boa atuação da defesa do Rio Branco-ES.
Na etapa final, o time veneciano seguiu dominante e, aos 18 minutos, enfim Jayson Santos abriu o placar. O Nova Venécia desperdiçou pelo menos duas chances de fazer o segundo, que garantiria a vaga. Porém, aos 37, após um cruzamento de Vicente, o lateral Lucas Saturnino marcou contra e classificou o Brancão para a decisão.
Classificado, o Rio Branco-ES vai enfrentar na final o Serra, que eliminou o Porto Vitória na sexta-feira, mesmo sofrendo uma derrota por 2 a 0. Eliminado, o Nova Venécia volta a campo apenas em janeiro do ano que vem, quando começa o Campeonato Capixaba.
A final da Copa Espírito Santo
A Copa Espírito Santo 2023 será decidida em jogo único, que acontece no próximo sábado, às 15h, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica. De acordo com o regulamento, em caso de empate, a decisão será nas cobranças de pênaltis. O futuro campeão da Copa ES fica com a vaga na Série D do Brasileirão 2024. O vice vai representar o Espírito Santo na Copa Verde do ano que vem.