Queimadas aumentam no ES e destroem área equivalente a 85 Maracanãs em incêndios em 2024

Queimadas aumentam no ES e destroem área equivalente a 85 Maracanãs em incêndios em 2024

Com a chegada do inverno, o tempo fica mais seco e o período é conhecido pelo aumento de queimadas. Mas uma junção de altas temperaturas e ação do homem mostra um cenário preocupante não só no Pantanal, que bateu recorde de queimadas neste ano, mas também no Espírito Santo.

Segundo informações do MapBiomas, imagens de satélite mostram que de janeiro a maio deste ano foram queimados 1.587 hectares de mata nativa, o equivalente a 85 estádios do Maracanã.

Esse número também representa um aumento de 118% em relação ao mesmo período no ano passado, onde foram queimados 727 hectares, o que significava aproximadamente 46,1 Maracanãs.

A partir das imagens e do estudo, foi possível ver que as áreas que mais registraram aumento de queimadas no Espírito Santo ficam no Norte do estado, nas cidades de Linhares e São Mateus.

O MapBiomas é uma iniciativa que envolve universidades, ONGs e empresas de tecnologia focada em monitorar a cobertura e uso da terra no Brasil. O MapBiomas Fogo produz o mapeamento mensal e anual das áreas queimadas no Brasil por meio do processamento imagens geradas por satélites.

Prevenção

O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo também registrou um aumento no número de incêndios combatidos em relação ao ano passado. De janeiro a maio de 2024, foram 786 focos e, em 2023, 601. O maior número de chamados também foi registrado no Norte do estado.

Os bombeiros atuam principalmente através de chamados de focos de queimadas. Mas também monitoram um painel do fogo com imagens de satélites.

A partir disso, é possível identificar se as ocorrências foram atendidas e até mesmo enviar uma equipe para fazer inspeção no local.