Projeto de Aquaponia incentiva produção de peixes e hortaliças em Aracruz

Projeto de Aquaponia incentiva produção de peixes e hortaliças em Aracruz

aquaponia, técnica que combina o cultivo de peixes e hortaliças, está sendo apresentada como alternativa sustentável e de baixo custo para geração de trabalho e renda para moradores da aldeia indígena de Areal, em Aracruz, e produtores rurais da região.

Uma unidade demonstrativa foi montada na aldeia para avaliação dos impactos da adoção do sistema, que tem vantagens como o fácil manejo e a redução do uso de recursos hídricos e de fertilizantes, possibilitada pela recirculação de água e nutrientes.

Atualmente, são cultivadas tilápia e alface na unidade, que tem capacidade de produção por ciclo (seis meses) de 140 kg de peixe e 1.500 pés de alface. Nos próximos meses, também serão introduzidas as culturas de cebolinha e salsa.

Destinada prioritariamente à comunidade de Areal, a unidade também cumpre o papel de difundir a aquaponia na região e tem sido usada para capacitações de públicos interessados em conhecer o funcionamento do sistema. Cerca de 100 pessoas já foram atendidas, incluindo agricultores familiares e pescadores.

A iniciativa é do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por meio do projeto “Diversificação agropecuária através da aplicação de tecnologia de produção de peixes em aquaponia em comunidades tradicionais do Espírito Santo”.