O que está em jogo na última rodada do Capixabão

O que está em jogo na última rodada do Capixabão

As disputas por um lugar no mata-mata e para fugir do rebaixamento vão esquentar a nona e última rodada do Campeonato Capixaba 2023. No sábado, cinco jogos vão definir o time que fica na liderança, os que garantem as vantagens nas quartas de final e o segundo rebaixado. 

Com seis classificados, à Série A do Estadual não tem G-4 definido e a todas essas equipes podem assumir a primeira colocação. Na luta estão: Porto Vitória, Vitória-ES, Nova Venécia, Real Noroeste, Rio Branco-ES e Serra. De acordo com o regulamento, nas quartas de final, os quatro primeiros colocados têm vantagem de jogar pela igualdade na soma do placar agregado. Esses times fazem o segundo e decisivo jogo com o mando de campo.

No outro extremo da tabela, o Atlético Itapemirim se encontra rebaixado. Estrela do Norte, Desportiva Ferroviária e Vilavelhense disputam para escapar do Z-2 e, consequentemente, para também assegurar um lugar mata-mata. O time canela-verde, no entanto, depende de uma combinação de resultados para seguir na elite capixaba.

Os jogos da 9ª rodada no Campeonato Capixaba

  • Real Noroeste x Estrela do Norte
  • Atlético Itapemirim x Vitória-ES
  • Vilavelhense x Serra
  • Desportiva Ferroviária x Rio Branco-ES
  • Porto Vitória x Nova Venécia

Critérios de desempate na Série A do Estadual:

  1. Número de vitórias
  2. Melhor saldo de gols
  3. Mais gols pró
  4. Confronto direto
  5. Menos cartões vermelhos
  6. Menos cartões amarelos
  7. Sorteio

 

1º Porto Vitória (16 pontos)

 

Liderança: Para manter o posto de melhor time da primeira fase do Campeonato Capixaba 2023, basta ao Porto Vitória vencer o Nova Venécia e torcer para o Vitória-ES tropeçar ou não tirar o saldo de gols contra o lanterna Atlético Itapemirim.

Vaga no G-4: Caso o time da Capital venha a tropeçar em casa contra o Nova Venécia, o Porto vai precisar torcer pelo mesmo por parte do Vitória. Além disso, o time de Erich Bomfim vai precisar torcer para que os times que brigam contra o Z-2 não percam para Real Noroeste, Rio Branco-ES e/ou Serra, respectivamente. O último ainda teria que tirar a diferença no saldo de gols.

Atlético Itapemirim 0x1 Porto Vitória — Foto: Jordan Nunes/ Capixaba Esporte

Atlético Itapemirim 0x1 Porto Vitória — Foto: Jordan Nunes/ Capixaba Esporte

 

2º Vitória-ES (16 pontos)

 

Liderança: Para retomar a liderança, o Vitória-ES precisa vencer o Atlético Itapemirim e torcer por derrota ou empate do Porto Vitória. Se os dois times que dividem a primeira posição vencerem, o Vitória termina líder se golear o lanterna e tirar a diferença no saldo de gols para o Porto.

Vaga no G-4: Ao Alvianil de Bento Ferreira, basta a vitória para ficar com vantagem nas quartas de final. Caso o Galo da Vila pontue pela primeira vez, o Vitória vai precisar torcer contra dois dos quatro times que estão abaixo dele: Nova Venécia, Real Noroeste, Rio Branco-ES e Serra. Desses, apenas o Nova Venécia tem saldo de gols superior e o Serra precisa vencer o Vilavelhense para ultrapassar o Alvianil e sonhar com voos maiores.

 

Vitória-ES é líder isolado do Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Jordan Nunes/Esporte Capixaba

Vitória-ES é líder isolado do Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Jordan Nunes/Esporte Capixaba

 

3º Nova Venécia (15 pontos)

 

Liderança: A única chance do Nova Venécia em assumir a liderança é por meio de vitória sobre o líder Porto Vitória e tropeço do Vitória-ES. Além disso, Real Noroeste e Rio Branco-ES não podem tirar a diferença no saldo de gols.

Vaga no G-4: O Nova Venécia, terceiro colocado, garante o G-4 mesmo se perder. Para isso, precisa de derrota de Real Noroeste e/ou Rio Branco-ES e no máximo um empate do Serra.

Nova Venécia — Foto: Breno Bonfá

Nova Venécia — Foto: Breno Bonfá

 

4º Real Noroeste (15 pontos)

 

Liderança: Em casa, o Real Noroeste terá que obter resultado positivo contra o Estrela do Norte. O time precisa ainda que Nova Venécia, Vitória-ES e Porto Vitória não vençam seus jogos.

Vaga no G-4: O Real Noroeste depende das próprias forças para ficar entre os primeiros colocados. Se perder, precisa de uma derrota do Rio Branco-ES no Clássico dos Gigantes e ao menos um empate sem gols do Serra.

Real Noroeste — Foto: Breno Bonfá

Real Noroeste — Foto: Breno Bonfá

 

5º Rio Branco-ES (15 pontos)

 

Liderança: O Rio Branco-ES deixou a briga contra o rebaixamento e agora pode terminar a primeira fase como líder. O cenário mais simples para o Brancão é vencer o clássico diante Desportiva Ferroviária e torcer para que os times do G-4 não vençam.

Vaga no G-4: O Rio Branco-ES ocupa a quinta colocação e precisa apenas de uma vitória para avançar para o mata-mata no G-4. Isso porque Porto Vitória e Nova Venécia se enfrentam na rodada. Em caso de empate ou derrota, o Capa-Preta volta as suas atenções para o saldo de gols, enquanto torce para derrotas de Nova Venécia ou Real Noroeste - Serra não pode nem mesmo empatar.

Rio Branco-ES x Atlético Itapemirim, pelo Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Vitor Recla/RBAC

Rio Branco-ES x Atlético Itapemirim, pelo Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Vitor Recla/RBAC

 

6º Serra (14 pontos)

 

Liderança: O Serra vai precisar torcer por combinação de resultados. Além de vencer e rebaixar o Vilavelhense, a Cobra-Coral precisa que o líder Porto Vitória empate com o terceiro colocado Nova Venécia e o vice-líder Vitória-ES tropece para o lanterna Atlético Itapemirim. Real Noroeste e Rio Branco-ES também não podem vencer.

Vaga no G-4: Para voltar ao grupo dos quatro melhores, o Serra vai precisar pontuar e contar com redução no saldo de gols de duas das três equipes a sua frente: Nova Venécia, Real Noroeste ou Rio Branco-ES. Com uma vitória, o Tricolor Serrano dependerá apenas de dois tropeços de clubes a sua frente - no caso dos líderes Porto Vitória e Vitória-ES, o time ainda precisa tirar a diferença no saldo de gols.

Diego Falcão marca em Serra x Atlético Itapemirim — Foto: Jordan Nunes/ Capixaba Esporte

Diego Falcão marca em Serra x Atlético Itapemirim — Foto: Jordan Nunes/ Capixaba Esporte

 

7º Estrela do Norte (10 pontos)

 

Fugir do Z-2: Sem perspectiva de crescimento, ao Estrela basta empatar para não depender de outros resultados. Se perder, Desportiva Ferroviária e Vilavelhense não podem vencer. O último precisa ainda tirar a diferença no saldo de gols.

Atlético Itapemirim x Estrela do Norte, pelo Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Henrique Montovanelli/FES

Atlético Itapemirim x Estrela do Norte, pelo Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Henrique Montovanelli/FES

 

8º Desportiva Ferroviária (8 pontos)

 

Fugir do Z-2: Uma vitória no clássico contra o Rio Branco-ES mantém a Locomotiva Grená nos trilhos. Se perder e o Vilavelhense pontuar, a Tiva vai para a Segundona. Em caso de empate, o Vila não pode vencer o Serra.

Desportiva Ferroviária x Atlético Itapemirim, pelo Campeonato Capixaba — Foto: Wagner Chaló

Desportiva Ferroviária x Atlético Itapemirim, pelo Campeonato Capixaba — Foto: Wagner Chaló

 

9º Vilavelhense (7 pontos)

 

Fugir do Z-2: Com o melhor ataque dos times que brigam para não cair, o Vilavelhense vai torcer por uma combinação de resultados. Se vencer, o Estrela do Norte tem que perder ou a Desportiva Ferroviária ao menos empatar. Para se salvar com o empate, a Desportiva tem que perder o clássico para o Rio Branco-ES no Engenheiro Araripe.

Vilavelhense x Rio Branco-ES  — Foto:  Jordan Nunes/ Capixaba Esporte

Vilavelhense x Rio Branco-ES — Foto: Jordan Nunes/ Capixaba Esporte

 

10º Atlético Itapemirim (sem pontos)

 

Já rebaixado: Sem pontos ganhos, o Atlético Itapemirim está rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Capixaba. O Alvinegro, porém, pode jogar por sua honra. Um empate impede o Galo da Vila de dizer adeus da elite capixaba com 0% de aproveitamento, algo que não acontece desde o Linhares em 2020 - time que foi rebaixado ao lado do próprio Atlético.

Atlético Itapemirim x Estrela do Norte, pelo Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Henrique Montovanelli/FES