O que está em jogo na última rodada do Capixabão
As disputas por um lugar no mata-mata e para fugir do rebaixamento vão esquentar a nona e última rodada do Campeonato Capixaba 2023. No sábado, cinco jogos vão definir o time que fica na liderança, os que garantem as vantagens nas quartas de final e o segundo rebaixado.
Com seis classificados, à Série A do Estadual não tem G-4 definido e a todas essas equipes podem assumir a primeira colocação. Na luta estão: Porto Vitória, Vitória-ES, Nova Venécia, Real Noroeste, Rio Branco-ES e Serra. De acordo com o regulamento, nas quartas de final, os quatro primeiros colocados têm vantagem de jogar pela igualdade na soma do placar agregado. Esses times fazem o segundo e decisivo jogo com o mando de campo.
No outro extremo da tabela, o Atlético Itapemirim se encontra rebaixado. Estrela do Norte, Desportiva Ferroviária e Vilavelhense disputam para escapar do Z-2 e, consequentemente, para também assegurar um lugar mata-mata. O time canela-verde, no entanto, depende de uma combinação de resultados para seguir na elite capixaba.
Os jogos da 9ª rodada no Campeonato Capixaba
- Real Noroeste x Estrela do Norte
- Atlético Itapemirim x Vitória-ES
- Vilavelhense x Serra
- Desportiva Ferroviária x Rio Branco-ES
- Porto Vitória x Nova Venécia
Critérios de desempate na Série A do Estadual:
- Número de vitórias
- Melhor saldo de gols
- Mais gols pró
- Confronto direto
- Menos cartões vermelhos
- Menos cartões amarelos
- Sorteio
1º Porto Vitória (16 pontos)
Liderança: Para manter o posto de melhor time da primeira fase do Campeonato Capixaba 2023, basta ao Porto Vitória vencer o Nova Venécia e torcer para o Vitória-ES tropeçar ou não tirar o saldo de gols contra o lanterna Atlético Itapemirim.
Vaga no G-4: Caso o time da Capital venha a tropeçar em casa contra o Nova Venécia, o Porto vai precisar torcer pelo mesmo por parte do Vitória. Além disso, o time de Erich Bomfim vai precisar torcer para que os times que brigam contra o Z-2 não percam para Real Noroeste, Rio Branco-ES e/ou Serra, respectivamente. O último ainda teria que tirar a diferença no saldo de gols.
Atlético Itapemirim 0x1 Porto Vitória — Foto: Jordan Nunes/ Capixaba Esporte
2º Vitória-ES (16 pontos)
Liderança: Para retomar a liderança, o Vitória-ES precisa vencer o Atlético Itapemirim e torcer por derrota ou empate do Porto Vitória. Se os dois times que dividem a primeira posição vencerem, o Vitória termina líder se golear o lanterna e tirar a diferença no saldo de gols para o Porto.
Vaga no G-4: Ao Alvianil de Bento Ferreira, basta a vitória para ficar com vantagem nas quartas de final. Caso o Galo da Vila pontue pela primeira vez, o Vitória vai precisar torcer contra dois dos quatro times que estão abaixo dele: Nova Venécia, Real Noroeste, Rio Branco-ES e Serra. Desses, apenas o Nova Venécia tem saldo de gols superior e o Serra precisa vencer o Vilavelhense para ultrapassar o Alvianil e sonhar com voos maiores.
Vitória-ES é líder isolado do Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Jordan Nunes/Esporte Capixaba
3º Nova Venécia (15 pontos)
Liderança: A única chance do Nova Venécia em assumir a liderança é por meio de vitória sobre o líder Porto Vitória e tropeço do Vitória-ES. Além disso, Real Noroeste e Rio Branco-ES não podem tirar a diferença no saldo de gols.
Vaga no G-4: O Nova Venécia, terceiro colocado, garante o G-4 mesmo se perder. Para isso, precisa de derrota de Real Noroeste e/ou Rio Branco-ES e no máximo um empate do Serra.
Nova Venécia — Foto: Breno Bonfá
4º Real Noroeste (15 pontos)
Liderança: Em casa, o Real Noroeste terá que obter resultado positivo contra o Estrela do Norte. O time precisa ainda que Nova Venécia, Vitória-ES e Porto Vitória não vençam seus jogos.
Vaga no G-4: O Real Noroeste depende das próprias forças para ficar entre os primeiros colocados. Se perder, precisa de uma derrota do Rio Branco-ES no Clássico dos Gigantes e ao menos um empate sem gols do Serra.
Real Noroeste — Foto: Breno Bonfá
5º Rio Branco-ES (15 pontos)
Liderança: O Rio Branco-ES deixou a briga contra o rebaixamento e agora pode terminar a primeira fase como líder. O cenário mais simples para o Brancão é vencer o clássico diante Desportiva Ferroviária e torcer para que os times do G-4 não vençam.
Vaga no G-4: O Rio Branco-ES ocupa a quinta colocação e precisa apenas de uma vitória para avançar para o mata-mata no G-4. Isso porque Porto Vitória e Nova Venécia se enfrentam na rodada. Em caso de empate ou derrota, o Capa-Preta volta as suas atenções para o saldo de gols, enquanto torce para derrotas de Nova Venécia ou Real Noroeste - Serra não pode nem mesmo empatar.
Rio Branco-ES x Atlético Itapemirim, pelo Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Vitor Recla/RBAC
6º Serra (14 pontos)
Liderança: O Serra vai precisar torcer por combinação de resultados. Além de vencer e rebaixar o Vilavelhense, a Cobra-Coral precisa que o líder Porto Vitória empate com o terceiro colocado Nova Venécia e o vice-líder Vitória-ES tropece para o lanterna Atlético Itapemirim. Real Noroeste e Rio Branco-ES também não podem vencer.
Vaga no G-4: Para voltar ao grupo dos quatro melhores, o Serra vai precisar pontuar e contar com redução no saldo de gols de duas das três equipes a sua frente: Nova Venécia, Real Noroeste ou Rio Branco-ES. Com uma vitória, o Tricolor Serrano dependerá apenas de dois tropeços de clubes a sua frente - no caso dos líderes Porto Vitória e Vitória-ES, o time ainda precisa tirar a diferença no saldo de gols.
Diego Falcão marca em Serra x Atlético Itapemirim — Foto: Jordan Nunes/ Capixaba Esporte
7º Estrela do Norte (10 pontos)
Fugir do Z-2: Sem perspectiva de crescimento, ao Estrela basta empatar para não depender de outros resultados. Se perder, Desportiva Ferroviária e Vilavelhense não podem vencer. O último precisa ainda tirar a diferença no saldo de gols.
Atlético Itapemirim x Estrela do Norte, pelo Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Henrique Montovanelli/FES
8º Desportiva Ferroviária (8 pontos)
Fugir do Z-2: Uma vitória no clássico contra o Rio Branco-ES mantém a Locomotiva Grená nos trilhos. Se perder e o Vilavelhense pontuar, a Tiva vai para a Segundona. Em caso de empate, o Vila não pode vencer o Serra.
Desportiva Ferroviária x Atlético Itapemirim, pelo Campeonato Capixaba — Foto: Wagner Chaló
9º Vilavelhense (7 pontos)
Fugir do Z-2: Com o melhor ataque dos times que brigam para não cair, o Vilavelhense vai torcer por uma combinação de resultados. Se vencer, o Estrela do Norte tem que perder ou a Desportiva Ferroviária ao menos empatar. Para se salvar com o empate, a Desportiva tem que perder o clássico para o Rio Branco-ES no Engenheiro Araripe.
Vilavelhense x Rio Branco-ES — Foto: Jordan Nunes/ Capixaba Esporte
10º Atlético Itapemirim (sem pontos)
Já rebaixado: Sem pontos ganhos, o Atlético Itapemirim está rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Capixaba. O Alvinegro, porém, pode jogar por sua honra. Um empate impede o Galo da Vila de dizer adeus da elite capixaba com 0% de aproveitamento, algo que não acontece desde o Linhares em 2020 - time que foi rebaixado ao lado do próprio Atlético.