Moradora de Linhares é a 2ª a morrer por dengue no ES

Moradora de Linhares é a 2ª a morrer por dengue no ES

Uma mulher de 56 anos, moradora da bairro Lagoa do Meio, em Linhares, no norte, morreu vítima de dengue. É o segundo óbito pela doença confirmado no Espírito Santo este ano.

Segundo a Vigilância Epidemiológica de Linhares, a mulher tinha comorbidades e morreu dia 7 de fevereiro. O caso estava em investigação. Em 2024 Linhares já registra 1.289 casos confirmados da doença.

Primeira morte

primeira morte por dengue do ano no Espírito Santo foi confirmada dia 17 de fevereiro. O óbito aconteceu na semana 6 – entre os dias 6 e 10 de fevereiro -, no município de Laranja da Terra.

Primeiros sintomas

A secretaria municipal de saúde reforça a importância de que a população procure atendimento médico numa das 35 unidades de saúde dos bairros e interior logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.

Os principais sintomas são febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor retroorbital (atrás dos olhos), dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia e manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.