Maior vazamento do INSS atinge 590 mil aposentados no ES
Mais de 40 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no País, sendo 590 mil no Estado, tiveram dados cadastrais expostos por meio de acesso sem controle.
A informação foi confirmada pelo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que detalhou que o instituto acumulou um estoque de senhas concedidas a usuários externos ao longo das últimas décadas e nunca revisou a autorização desses acessos.
Ao saber sobre o possível vazamento, o Sistema Único de Informações de Benefícios (Suibe), principal fonte de dados para a produção do Boletim Estatístico da Previdência Social (Beps), foi desligado no início do último mês.
Apesar de não conceder novos benefícios, o Suibe possui informações de todos aqueles já deferidos, incluindo dados dos beneficiários, espécie do benefício, valor devido e data de concessão, dentre outros.
Em nota, o instituto diz que não tem provas concretas de que houve vazamento de dados do sistema, mas que está “fazendo levantamento para verificar se houve ou não vazamento de informações”.