Iniciada implantação do reconhecimento facial nas unidades prisionais do ES

Iniciada implantação do reconhecimento facial nas unidades prisionais do ES

A Secretaria da Justiça (Sejus) já realizou, aproximadamente, sete mil cadastros no serviço especializado de reconhecimento facial da população carcerária.

O cadastramento segue sendo realizado em demais unidades prisionais do Estado e os testes de identificação foram iniciados neste mês na Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC). O Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC) já conta com o sistema em funcionamento.

Nesta fase do trabalho, a prioridade é o cadastro dos presos do regime semiaberto. A identificação biométrica facial vai permitir o controle mais eficiente das liberações dos internos para o trabalho externo e nas saídas temporárias, proporcionando mais segurança nos procedimentos operacionais.

Contratado no ano passado, a expectativa é concluir o cadastramento de toda a massa carcerária no segundo semestre deste ano. A tecnologia vai automatizar a gestão do sistema prisional e permitir a integração com demais órgãos da segurança pública.

O cadastramento já foi concluído nas unidades: Penitenciária de Segurança Máxima 1 (PSMA1), Centro de Triagem de Viana (CTV), Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV), Casa de Custódia de Vila Velha (Cascuvv), Penitenciária de Segurança de Vila Velha 6 (PEVV6), Penitenciária Regional de Linhares (PRL), Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) e Penitenciária Semiaberta Masculina (PSMCOL), onde os testes de identificação ainda não foram iniciados.