Estaleiro Chinês CIMC Raffles construirá os cascos das Plataformas P-84 e P-85
A indústria naval chinesa está em festa por conseguir abocanhar mais um projeto do setor de óleo e gás brasileiro. Desta vez, o estaleiro CIMC Raffles foi escolhido pela Seatrium e assegurou os contratos de engenharia, suprimento e construção (EPC) dos cascos dos navios-plataformas (FPSO) P-84 e P-85, que serão implantados nos campos de petróleo Atapu e Sépia, na Bacia de Santos. Cada um será capaz de produzir 225 mil barris de petróleo por dia.
Para lembrar, conforme o Petronotícias publicou em primeiro mão, a Seatrium foi a empresa escolhida pela Petrobrás para liderar a construção das duas unidades. Além disso, conforme também publicado pelo Petronotícias, o contrato com a Seatrium foi assinado por diretores da Petrobrás sem o conhecimento da então recém-indicada presidente Magda Chambriard, um dia antes de sua posse.
Os contratos com o CIMC Raffles incluem o fornecimento de quartos de moradia e o módulo M15B para as duas plataformas. A CIMC planeja integrar tecnologias avançadas nas FPSOs, como eliminação zero de queima e ventilação rotineira, acionamentos de velocidade variável, medidas de controle de emissões e captura de CO2. Elas utilizarão um conceito totalmente elétrico para aumentar a eficiência na geração de energia, visando uma redução de 30% na intensidade das emissões de gases de efeito estufa.
O início da produção das plataformas está previsto para 2029 – isto é, fora do atual Planejamento Estratégico da petroleira, que vai de 2024 a 2028. O conteúdo nacional será de 20% na P-84 e 25% na P-85. Aos estaleiros brasileiros, muito provavelmente só caberá a construção de módulos ou a realização de serviços de comissionamento. No Brasil, a Seatrium opera os estaleiros BrasFELS, em Angra dos Reis (RJ) e Jurong Aracruz, em Aracruz (ES).