Espanha x Inglaterra se enfrentam em Berlim pelo título da Eurocopa
Espanha e Inglaterra fazem, neste domingo, a grande final da Euro 2024. No estádio Olímpico de Berlim, a seleção espanhola busca o tetracampeonato do torneio, enquanto a Inglaterra, que não conquista nenhum título desde 1966, tenta o primeiro troféu europeu.
Como chega a Espanha?
A Espanha chega à final da Eurocopa com a melhor campanha do torneio, com seis vitórias até aqui. Com o brilho dos jovens Lamine Yamal e Nico Williams, a seleção espanhola levou passou com 100% de aproveitamento no Grupo B, vencendo Croácia, Itália e Albânia.
Nas oitavas de final, os espanhóis atropelaram a Geórgia, vencendo por 4 a 1. Nas quartas, a Espanha conseguiu vencer por 2 a 1, na prorrogação, a anfitriã Alemanha, no que para muitos foi uma espécie de "final antecipada". Na semifinal, o time de Luis de la Fuente derrotou a França, também por 2 a 1. O único desfalque espanhol é o meia Pedri, que se lesionou no jogo das quartas de final.
Como chega a Inglaterra?
Diferente da Espanha, a seleção inglesa chegou à final aos trancos e barrancos. Recebendo muitas críticas de torcedores e da imprensa local, o time de Gareth Southgate deixou a desejar na primeira fase, apesar de ser líder do Grupo C, com apenas uma vitória e dois empates contra Sérvia, Dinamarca e Eslovênia.
Nas oitavas de final, o primeiro brilho inglês: a linda e salvadora bicicleta de Jude Bellingham, aos 46 do segundo tempo, levou o duelo contra a Eslováquia para a prorrogação. Harry Kane, de cabeça, decidiu a vitória por 2 a 1. Nas quartas, mais sofrimento e vitória nos pênaltis sobre a Suíça.
E na semifinal coube a Ollie Watkins fazer, aos 45 do segundo tempo, o gol da vitória por 2 a 1 sobre a Holanda. Sem desfalques para a final, o técnico Gareth Southgate destacou a possibilidade de acabar com o jejum de 58 anos sem títulos da Inglaterra.
Local: Estádio Olímpico de Berlim, Belim, Alemanha.
Prováveis escalações:
Espanha: Unai Simón; Carvajal, Laporte, Le Normand, Cucurella; Rodri, Fabián Ruiz, Dani Olmo; Yamal, Nico Williams e Morata. Técnico: Luis de la Fuente.
Inglaterra: Pickford; Walker, Stones, Guéhi; Saka, Declan Rice, Mainoo, Trippier; Bellingham, Phil Foden e Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate.