ES tem 6 mortes confirmadas por dengue e 57.749 casos notificados
O Espírito Santo tem 6 mortes por dengue confirmadas somente este ano. As informações foram repassadas pela secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na manhã deste sábado (2), durante a abertura do Dia D de Mobilização nacional contra a dengue que contou com a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade.
O evento aconteceu na Unidade Regional de Saúde de Feu Rosa, na Serra. Na ocasião, vários serviços de saúde foram ofertados para a população.
Até esta sexta-feira (1), o estado contabilizou 57.749 notificações de possíveis casos e 19.102 confirmações.
A iniciativa é do Ministério da Saúde e une além do governo federal, estados, municípios, agentes comunitários e de combate às endemias, profissionais da saúde e a população de maneira geral.
O principal objetivo é reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Segundo dados da pasta, aproximadamente 75% dos criadouros estão dentro das residências: vasos de plantas, garrafas, pneus e caixas d'água destapadas, por exemplo.
Situação de Emergência no ES
O governador Renato Casagrande decretou, na semana passada, situação de emergência no Espírito Santo por causa da dengue.
Na ocasião, Casagrande informou a instalação de um centro de comando para o acompanhamento dos casos e desenvolvimento de ações estratégicas de combate à doença.