Dia Mundial do Doador de Sangue: ato de solidariedade salva vidas diariamente

Dia Mundial do Doador de Sangue: ato de solidariedade salva vidas diariamente

O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado nesta quarta-feira, 14 de junho. A data é uma forma de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.

Em todo o mundo, a doação de sangue é algo precioso. Seja por guerras, acidentes, violência urbana ou até por motivos de doença, a transfusão de sangue é primordial para salvar vidas.

No Brasil, um dos campeões em acidentes de trânsito e violência, a doação de sangue é essencial. Infelizmente, nem sempre os bancos de sangue dos hospitais conseguem atender a demanda, por isso, ser doador é um ato fundamental de solidariedade.

“O consumo de sangue é diário e contínuo, pois ele é utilizado em várias situações. Infelizmente não é possível sintetizar o sangue, a única forma de realizar transfusões é por meio do sangue humano”, destaca a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) Evelyn Pessotti.

Para incentivar a doação, a Semsa disponibiliza transporte de ida e volta até o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), onde é feita a captação do sangue. Basta fazer um cadastro na Semsa e agendar o horário.

Doar sangue salva vidas. E o doador também é beneficiado pelo ato de solidariedade: pagamento de meia-entrada em eventos culturais, isenção em taxas de concursos públicos e direito à folga remunerada para ser tirada quando o empregado de empresa privada ou funcionário público quiser.

A doação de sangue exige alguns protocolos:

·             Ter idade entre 16 e 69 anos;

Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de      Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto;

·         Pesar no mínimo 50 kg;

·        Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;

Estar alimentado: Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas.