Com 8 mil notificações, ES vive epidemia de dengue
O Espírito Santo vive uma epidemia de dengue, com o aumento significativo de casos a cada Semana Epidemiológica (SE). Até a quarta SE, já foram notificados mais de oito mil casos, sendo mais de três mil confirmados e mais de 190 graves ou com sinais de alarme, com circulação da DENV 1 e DENV 2.
As informações são da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). A epidemia de dengue já tinha sido prevista pelo Ministério da Saúde. Em dezembro de 2023, a pasta fez um alerta para a Região Sudeste, sobretudo para o Espírito Santo e Minas Gerais.
Até 23 de janeiro, o Espírito Santo registrou 3,4 mil casos de arboviroses e os municípios foram alertados, em especial quanto a dengue. “Fechamos a segunda semana epidemiológica com mais de três mil casos notificados de dengue, além dos casos notificados nas demais arboviroses. O alerta é importante para que os profissionais de saúde fiquem atentos aos sinais e sintomas relacionados às arboviroses no dia a dia do atendimento”, destacou a chefe do núcleo de Vigilância Epidemiológica, Fabiana Marques.
A vacina Qdenga, contra a dengue, começa a ser aplicada em fevereiro no país, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente, 20 municípios capixabas receberão doses. A distribuição está prevista para começar na 2º semana do mês.