Com 4,8 milhões de sacas, exportações de café no ES devem ultrapassar R$ 3,7 bilhões
As exportações de café pelo Espírito Santo devem ultrapassar 4,8 milhões de sacas em 2023, é o que aponta o Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV), entidade que representa os exportadores de café do estado.
Esse número corresponde a um aumento de 109% em comparação com os embarques registrados em 2022. Estima-se que sejam enviadas 3,7 milhões de sacas de conilon, 670 mil sacas de arábica e 450 mil sacas de solúvel, gerando faturamento de mais de 770 milhões de dólares, o equivalente a R$ 3,7 bilhões (na cotação atual).
Na avaliação do presidente do CCCV, Fabrício Tristão, as exportações de café estão se aproximando de um patamar mínimo de 5 milhões de sacas anuais pelos portos capixabas.
Essa perspectiva indica que os próximos anos devem registrar volumes de embarques na mesma proporção ou possivelmente ainda maiores. O fortalecimento da cafeicultura no Espírito Santo e nas regiões vizinhas, acompanhado pelo aprimoramento da produção, fundamenta essa afirmação.
Cerca de 92% das exportações de café em 2023 foram conduzidas por empresas associadas ao CCCV, muitas das quais implementaram projetos próprios de certificação e rastreabilidade.
Integradas à plataforma pioneira de rastreabilidade desenvolvida pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) em parceria com a Serasa Experian.