Centenas de pessoas são atendidas em Guaraná em Ação para prevenção de doenças de pele
Uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Aracruz realizou centenas de atendimentos em um dia de prevenção e cuidados com a pele em Guaraná.
Os trabalhos aconteceram na Unidade Básica de Saúde (UBS). Segundo a Semsa, foram 112 atendimentos com dermatologista, 42 com clínico geral e 30 atendimentos com cirurgião geral, totalizando 184 pacientes atendidos.
Outros 20 pacientes foram encaminhados para pequenas cirurgias, que aconteceram durante esta semana.
Câncer de Pele
O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.
A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer.
Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente.