Carro importado da China vira carga permanente em Portocel
Inaugurado nos anos 70 para escoar a produção de celulose da antiga Aracruz Celulose, hoje Suzano, e da Cenibra, Portocel vem ampliando o seu leque de atuação nos últimos anos e avançando nas cargas de terceiros. Sob esta nova estratégia, 2024 foi um ano muito relevante. Pela primeira vez o terminal, localizado em Barra do Riacho, Aracruz, fez embarques e desembarques de produtos como carros e café.
A estreia do café se deu em setembro e, por ora, ficou por aí, ao contrário dos automóveis. O primeiro navio chinês trazendo veículos elétricos chegou em junho passado, ao longo do segundo semestre foram três mil carros desembarcados. No próximo dia 31 deve ser feita a primeira movimentação de carros do ano em Portocel.
Tudo depende da demanda, mas o objetivo é transformar a importação de veículos em um negócio perene para o porto. Os executivos do terminal não fecharam um número, mas a ideia, para 2025, é multiplicar o volume atingido no ano passado.
Para entrar no negócio, Portocel aproveitou um momento de enorme volume de importação, no final do primeiro semestre do ano passado, quando o Porto de Vitória vivenciou um verdadeiro apagão, e se apresentou para o jogo. Agora, o trabalho é para ganhar mais espaço. Algo semelhante está sendo feito no café.