Cacauicultores do Sudeste se reúnem em Linhares durante a Cacau Fest
Além de Linhares, o cacau é produzido ainda em Colatina, Fundão, Ibiraçu, João Neiva e São Mateus. “Tivemos grandes investimentos nos últimos anos e percebemos um grande potencial do Estado no cenário nacional e até internacional. Temos a chance de transformar o Norte do Espírito Santo em um grande polo chocolateiro e o Cacau Fest acontece para consolidar esse cenário. O evento será uma ótima oportunidade para os produtores e comerciantes conhecerem novos produtos e fecharem negócios”, diz o secretário Executivo da ACAU, André Luiz Carvalho Scampini.
Entre os dias 17 a 19 de outubro, os produtores de cacau do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, realizam a Cacau Fest Linhares, no Shooping PátioMix daquela cidade do Norte capixaba. O evento é uma iniciativa da Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo (ACAU). Segundo a entidade, no último ano foram produzidas 12 mil toneladas de cacau no Estado, sendo que 90% são de frutos foram colhidos em Linhares e na região próxima ao Rio Doce.
Troca de conhecimentos
De acordo com os organizadores, a Cacau Fest Linhares procura conectar produtores e consumidores, com a presença de empresários, funcionários, com o intuito de gerar negócios e parcerias estratégicas. O evento permite a troca de conhecimentos, promovendo workshop, paneis e palestras, feira de exposições, rodada de negócios, visita técnico ao campo, debates sobre novas tecnologias e sobre o futuro de cadeia produtiva do setor.
A ACAU ainda destaca que a Cacau Fest tem os seguintes objetivos: Conectar produtores, agroindústria, comércio e serviços ao melhor da tecnologia e inovação nos segmentos de cacau chocolate e derivados do fruto. E fortalecer o turismo e agroturismo regional e estadual. Serão 80 estandes, com público previsto de cinco mil pessoas. No local ainda haverá cozinha aula show, praça de alimentação, atrações artísticas e culturais, playground e recreação para as crianças.