Brasileira Imetame prepara equipamentos para projetos de petróleo offshore
A brasileira Imetame planeja lidar com operações de carregamento envolvendo 21 equipamentos para campos offshore de petróleo e gás no próximo ano, disse uma fonte próxima ao assunto à BNamericas.
As operações envolvem manifolds submarinos (foto) a serem instalados pela TechnipFMC no campo de Marlim, estacas de sucção a serem instaladas por McDermott e TechnipFMC nos campos de Sépia e Mero 1, além de skids da SLB (antiga Schlumberger) para os FPSOs P-80 e P-83.
Desde janeiro, a empresa carregou 10 estacas para Saipem (Búzios 5) e dois skids para SLB (P-78).
Todos os projetos são operados pela Petrobras e estão localizados nas bacias de Campos e Santos, na costa sudeste do país.
Devido às dimensões das peças fabricadas, com estacas de sucção que chegam a 20 metros de altura e manifolds em torno de 25 toneladas, a Imetame construiu uma base de apoio e transferiu sua produção para o local onde está construindo um novo porto em Aracruz, no norte do Espírito Santo.
A logística de carregamento das peças fabricadas é realizada pelos terminais que compõem a região portuária de Barra do Riacho: Portocel e estaleiro Jurong Aracruz.
No entanto, devido às limitações de janelas de embarque por esses locais, além dos transtornos causados ao trânsito da região durante o transporte dos equipamentos, a Imetame está analisando a possibilidade de realizar o load-out no próprio canteiro de obras.
Para isso, porém, precisará de autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O grupo Imetame é composto por diversas subsidiárias, entre elas Imetame Metalmecânica, que atua na fabricação, montagem e manutenção de grandes indústrias, Imetame Logística Porto (logística portuária) e Imetame Energia (petróleo, gás e energia elétrica).