Bebê de Aracruz internada desde que nasceu ganha festa de aniversário em hospital
Internada desde o dia do nascimento, uma bebê comemorou o primeiro ano de vida neste sábado (14) com uma festa realizada pela equipe médica, dentro do Hospital Maternidade São José, em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo.
Manuelle Lopes da Silva nasceu no dia 10 de outubro do ano passado, em Aracruz, com o quadro de hipóxia cerebral (insuficiência no fornecimento de oxigênio para o cérebro). Logo em seguida, foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) em Colatina.
Emocionada, a mãe da aniversariante, Leila Lopes Gomes, contou como foi comemorar o primeiro ano de vida da filha no hospital. "A gente nunca espera comemorar o aniversário no hospital . Mas está sendo muito gratificante porque já faz um ano que estamos aqui. Agradecemos a todos que organizaram a festa. É uma maneira de comemorar com todo mundo junto", disse.
A comemoração, que teve direito a bolo, doces, cachorro-quente e decoração da personagem Peppa Pig, contou com a participação da família de Manuelle e da equipe do hospital São José.
De acordo com a médica Larissa Filgueiras, que acompanha Manuelle na Utin, desde a chegada, a menina enfrentou muitos desafios, devido a sua condição considerada muito especial.
"Por ser uma internação muito longa, os cuidados se tornaram cada vez mais delicados para evitar infecções, por exemplo. Torcemos muito para que ela consiga todos os recursos para ir para casa com a família. Ela precisa de um home care, que é um atendimento domiciliar, de suporte para respirar, de ventilador mecânico, fisioterapeuta e técnico de enfermagem 24 horas, dentro de casa. Isso trará mais conforto para a família", disse Larissa.