Aracruz avança na gestão pública com planejamento estratégico para os próximos dez anos

Aracruz avança na gestão pública com planejamento estratégico para os próximos dez anos

A Prefeitura de Aracruz, em parceria com sociedade civil organizada e coordenado pela Fundação Dom Cabral, elaborou o Planejamento Estratégico 2025-2035, um marco para a modernização da administração municipal e para melhorias estruturantes da cidade.

O plano surge em um momento de ascensão do município, que vem experimentando um crescimento acelerado com a chegada e instalação de novas empresas, ampliando a demanda por serviços públicos eficientes e de qualidade.

Para execução, monitoramento das metas e dos objetivos traçados, a Fundação Dom Cabral sugeriu uma uma nova estrutura organizacional, já que a última reestruturação administrativa ocorreu há quase duas décadas.

O último plano consolidado foi em 2006, com ajustes pontuais em 2013. Diante das transformações econômicas, sociais e tecnológicas dos últimos anos, foi identificada a necessidade urgente de atualizar suas diretrizes e processos. O objetivo é alinhar a gestão pública às melhores práticas de governança, priorizando a tecnicidade e a eficiência dos servidores, além de atender às expectativas da população.

A modernização da gestão pública proposta não se limita à extinção ou criação de cargos, nem à simples alteração de nomenclaturas. Trata-se de uma reforma ampla e necessária para atender esse planejamento, que visa aumentar a eficiência dos serviços prestados à população, otimizar o uso de recursos públicos e garantir transparência nas ações do poder público.

O foco é que os cidadãos percebam, no cotidiano, os impactos positivos dessa transformação, por meio de atendimentos mais ágeis, processos simplificados e uma administração mais próxima das necessidades da comunidade.

A atual gestão tem como prioridade o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico de Aracruz, aliados a uma atuação séria, humana e transparente. Nos últimos anos, a prefeitura tem investido em obras estruturantes que não apenas preparam a cidade para o futuro, mas também melhoram a qualidade de vida dos cidadãos.