2 mil aposentadorias no ES aguardam Mutirão do INSS
Nos dias 2 e 3 de setembro será realizado o mutirão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Estado, que tem mais de 2 mil pedidos do Benefício de Prestação Continuada — espécie de aposentadoria para idosos e deficientes de baixa renda — aguardando por análise.
A ação tem por objetivo julgar os processos que estão na fila a mais de 45 dias. Promovido pelo Ministério da Previdência e pelo Conselho de Recursos da Previdência Social, o mutirão integra o plano do governo federal de dar andamento à fila de pedidos por benefícios previdenciários.
Ontem, as equipes do Espírito Santo e de Minas, que integram a mesma superintendência, se reuniram para definir os detalhes da ação.
No Estado, a expectativa é de que ao menos 15% dos pedidos em fila sejam analisados e concluídos. Para que seja possível concluir o benefício para o quantitativo esperado, que corresponde a aproximadamente 300 pessoas, é preciso definir a equipe que vai participar da ação.
Para isso, falta formar o time de assistentes sociais e peritos médicos federais. Segundo a agência regional da autarquia, uma nova reunião vai acontecer no mês que vem, onde a questão será abordada e encaminhada para os trâmites finais.