Festival em Ibiraçu vai ter até pastel inspirado no filme Divertidamente

Festival em Ibiraçu vai ter até pastel inspirado no filme Divertidamente

Famoso por ser a capital capixaba do pastel e do caldo de cana, o município de Ibiraçu, localizado a 70 quilômetros ao norte de Vitória, recebe de quinta-feira (15) a sábado (17), no Parque de Exposições da cidade, a terceira edição do Festival Gastronômico do Pastel e Caldo de Cana. O evento, com entrada gratuita, reunirá no mesmo local delícias regionais, produtos da agroindústria, cerveja artesanal, empreendedorismo e apresentações musicais.

Os visitantes poderão experimentar mais de 30 sabores do popular pastel, desde os tradicionais frango, carne e queijo até opções mais exóticas, incluindo versões doces. O festival é promovido pelo Instituto Panela de Barro e pela Prefeitura de Ibiraçu, com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes).

Uma novidade deste ano é a presença dos pastéis temáticos da Rota 101, inspirados no filme “Divertidamente”. As massas estarão disponíveis nos sabores bacon com pimenta, ervas finas e morango com chocolate, enquanto os recheios incluem camarão com cream cheese, calabresa apimentada e queijo, além de morango com Nutella. Os preços variam de R$ 14,00 para uma caixinha com 10 mini pastéis a R$ 15,00 para o tamanho convencional.

Ibiraçu tem se consolidado como uma parada obrigatória para quem passa pela região, reunindo diversas pastelarias especializadas ao longo da BR-101. A tradição começou na década de 1960 com Gilberto Rosalém, pioneiro na produção de pastéis na cidade ao abrir a lanchonete California. “São 64 anos produzindo pastéis, desde os mais simples até os sofisticados. Nosso objetivo é atender o gosto do cliente, sempre mantendo a qualidade do produto e garantindo segurança alimentar para quem está viajando”, afirmou Gilberto Rosalém Júnior, atualmente à frente do negócio.

Na Parada Ibiraçu, segundo o proprietário Thiago Pignaton, são produzidos mais de 600 mil pastéis por ano, o que demanda aproximadamente 1,7 tonelada de massa. Entre as opções, estão pastéis coloridos, como o vermelho com massa de pimenta e o verde com massa de cebola e salsa, além de versões integrais e de chocolate. Os recheios variam entre moqueca de camarão, carne seca com catupiry e bacalhau com palmito, com a opção de borda recheada com catupiry ou cheddar. Para os amantes de doces, há pastéis de morango com Nutella e Serenata.