Argentina bate Colômbia na prorrogação e levanta 16º título da Copa América

Argentina bate Colômbia na prorrogação e levanta 16º título da Copa América

Com gol de Lautaro Martínez na prorrogação, a Argentina venceu a Colômbia por 1 a 0 e se sagrou bicampeã seguida da Copa América, no Hard Rock Stadium, em Miami, nos EUA.

A Argentina havia vencido a última edição da Copa América e agora chega ao seu 16º título, se tornando a maior campeã do torneio centenário. O Uruguai fica para trás, com 15 títulos. O Brasil é o terceiro maior campeão, com nove conquistas.

Com o gol do título, Lautaro Martínez confirmou a artilharia no torneio, com cinco bolas na rede. O gol decisivo redime de vez o atacante argentino, que já sofreu muitas críticas na Albiceleste, perdeu a posição de titular durante a Copa do Mundo do Qatar e sai da Copa América com sentimento de volta por cima.

Messi não brilhou, foi substituído aos prantos com lesão, mas chega ao seu quarto título profissional com a Argentina. Além da Copa América em 2021, ele também venceu a Finalíssima e a Copa do Mundo em 2022. O gênio argentino também conquistou o ouro olímpico em 2008.

Com a derrota na prorrogação, a Colômbia encerra série invicta de 28 jogos. Os Cafeteros foram melhores no primeiro tempo, caíram muito de rendimento na etapa final e viram Lautaro Martínez sair do banco para decidir na prorrogação. Terminam como vice-campeões, com sua melhor campanha desde o único titulo.

A decisão nos EUA ficou marcada por um atraso de 1h22min devido a uma confusão generalizada na entrada dos torcedores. Houve confronto com seguranças e muita correria. Pessoas foram pisoteadas e muitos ficaram feridos.

Confusão atrasa início da final

A final começou com 1 hora e 22 minutos de atraso devido a uma confusão generalizada na entrada dos torcedores. A partida estava inicialmente marcada para as 21h e começou às 22h22 (de Brasília). A organização chegou a fechar os portões do Hard Rock Stadium, em Miami, e policiais entraram em confronto com torcedores. Houve corre-corre no estádio, com muitas pessoas desmaiadas, feridas e até pisoteadas. Cenário de caos total.

Messi chora após ser substituído com dores na final da Copa América

Messi precisou ser substituído no segundo tempo e saiu aos prantos. Na primeira etapa, ele sofreu uma pancada forte no tornozelo, que recebeu uma bolsa de gelo logo após a substituição. O capitão argentino, que voltou a chorar no banco e se mostrou muito angustiado até o apito final, sofreu durante toda Copa América com problemas físicos.

Adiós, Di Maria!

O título marca o adeus de Di Maria da seleção argentina: ele se despede como herói das finais. Fez o gol do título da Copa América de 2021, contra o Brasil, no Maracanã, e também deixou o seu na conquista do Mundial em 2022. O mesmo aconteceu na Finalíssima e na conquista do ouro olímpico em Pequim.

Shakira dá show em intervalo de 27 minutos

Shakira fez um show no intervalo da decisão da Copa América, que durou 27 minutos. O espetáculo de fogos e luzes lembrou o Superbowl — grande final do futebol americano. A cantora colombiana fez uma apresentação de oito minutos, levantando o público no Hard Rock Stadium.