Aracruz, Fundão entram no parque logístico do Espírito Santo
O Estado inclui mais três cidades no Parklog/ES, plano diretor criado e coordenado pelo governo do Espírito Santo com o objetivo de colocar de pé um parque logístico na região Norte capixaba.
Ibiraçu, Fundão e Sooretama juntam-se a Aracruz, Linhares, Colatina,João Neiva e Serra, municípios que estão no programa desde a publicação do decreto do governador Renato Casagrande, em 17 de setembro. Os novos entrantes serão oficializados nesta terça-feira (26), no lançamento oficial do Parklog.
O objetivo principal é organizar todas as forças para conseguir a infraestrutura necessária (ferroviária, rodoviária, aeroportuária, educacional e social) para que a região tenha condições de ser uma das principais plataformas de comércio internacional do Brasil.
Por exemplo, o governo do Estado está fazendo um importante investimento, com recursos próprios, em uma nova rodovia que ligará os parques industriais da Serra e de Aracruz.
Em outra ponta, governo e setor produtivo articulam-se em Brasília para que, na renovação da Ferrovia Centro-Atlântica, mais carga venha do Brasil Central para o Espírito Santo. Importante destacar que há uma oportunidade muito grande se desenhando.
Enquanto a produção e a produtividade do agronegócio brasileiro só fazem crescer, a infraestrutura logística está praticamente estagnada. Portanto, quem conseguir se organizar e montar uma estrutura de escoamento estará muito bem posicionado no longo prazo.
O planejamento passa ainda por debater o Plano Diretor Municipal de Aracruz, para que o parque logístico não seja sufocado pela expansão da cidade, pela formação de mão de obra e, claro, pelos impactos sociais que uma grande movimentação econômica sempre causa.